quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Alfa 156, polemico, mico, problema, complicado... Será???

Acredito que todo apaixonado por carros, ja deve ter reparado na Alfa 156 majestoso e ao encostar na traseira este parece te olhar com cara de mal!!!
um pouco da historia do 156 é que haviam 3 projetos, um de Pininfarina, um do estudo Italdesign e outro do Centro Stile, departamento esse da propria Alfa Romeo, sob comando de Walter de Silva, foi o projeto escolhido para a fabricaçao do novo carro. Ao contrario do que muitos acham que seu design é de Pininfarina.
O novo 156 viria com linhas mais arredondas mais harmonioso e chamativo que seu antecessor 155, A empresa estava em dificuldades financeiras e precisava que o novo modelo fosse um sucesso comercial, pois tinham o projeto do 166 substituindo o 164 em andamento, este foi adiado por cerca de um ano, pois espera-ve se um grande volume de vendas do 156. o qual foi atingido.
O apelo do 156 foi de um carro com ar esportivo com referencias aos antigos pilotos e aos miticos modelos GT, todos os elementos de estilog que fazem um autentico Alfa Romeo estao presentes, dizem que o carro visto de lado evoca ao tigre, " esguio e pronto para o ataque" suas linhas sao marcantes e seu motor é potente , mostradores de rotaçao e velocidade e mais 3 relogios alojados no console, tem visao quase que exclusivamente do motorista, aumentando mais a sensaçao de esportividade ao dirigir o veiculo. Os bancos podem ter revestimento de veludo ou podem ser Recaro ou Momo em couro. O volante é em madeira, o carro mescla o novo com o antigo, em uma verdadeira obra de arte!
Enfim deixando a historia um pouco de lado, vamos ao que interessa. QUEM nunca ouviu?! "Sao duas alegrias, uma quando voce compra outra quando voce vende."
vamos entao desmistificar o Alfa aparentemente com manutençao complicada, alto custo de peças, falta de mecanicos especializados fez com que ele adquirisse uma má fama! Porém sua manutençao nao é tao complicada quanto parece, primeiro que se voce pegar um bem cuidado ele NAO quebra, sua mecanica é praticamente FIAT embreagem é a mesma do Marea, freios-pastilhas e discos dianteiros sao os mesmos da tempra sw na traseira usa o mesmo kit da Brava HGT, supensao: molas, amortecedores e bandeijas sao as mesmas do linea, Deve se tomar cuidado com as trocas de oléo devem ser rigorosas, carros multivalvulados sao mais "frescos" ainda mais o 156 twin spark requer atençao! 
 Eles sao equipados com variador de fase uma "embreagem eletronica" montada no eixo do comando de valvulas de admissão que modidica o tempo de abertura das valvulas em funçao do RPM garantindo torque elevado a partir dos 1500RPM ajudando em uma arrancada muito rapida. Caso seja necessario a troca desse variador é o mesmo utilizado na Brava HGT custa pelo menos 40% menos que a peça original, as velas sao uma parte complicada que requer atençao, lembrando que sao 2 velas por cilindro (twin spark) pode ser usado as mesmas velas da 120i custam aproximadamente 50,00 o kit com 4 essas devem ser trocadas a cada 30.000km devido a gasolina muitas vezes de qualidade duvidosa aqui no Brasil! as 4 velas que ficaram faltando estas (auxiliares) custam aproximadamente 50,00 cada uma porém devem ser trocadas a cada 100.000km lembrando que estas auxiliares devem ser adiquiridas na autorizada( parte chata, mas é a cada 100.000 somente) deve ser trocada a correia dentada do carro a cada 100.000km, nao é nenhum bixo de 7 cabeças na FIAT encontra-se a mesma correa para o marea, essas sao possiveis manutençoes que podem ser complicadas mas na verdade nao sao, basta um pouco mais de cautela! As trocas de oléo devem ser rigorosas e periodicas somente com oléo sintético ou semi-sintetico o carro em si nao é complicado nem tao pouco de manutençao dificil ou cara só exige melhores cuidados e atençao, 
Se encontrado em bom estado, e foi bem cuidado pelo antigo dono é um carro fantastico que pode ser encontrado a partir de aproximadamente 21.000,00 ano 1999 completissimo luxuoso muito potente, e um carro que chama atençao por onde passa, de mico, erro, problema, nao tem nada só exige um pouco mais de atençao do que outros carros por ai, porém é um pequeno preço que se paga pela exclusividade de desfilar por ai com uma verdadeira maquina!!

6 comentários:

  1. Excelente roteiro de "como cuidar da 156".parabéns.

    ResponderExcluir
  2. to querendo comprar um. Top As informações.

    ResponderExcluir
  3. Legal pois estou comprando uma 156 e essas informações que estão aqui,e explicados vão me ajudar e muito com a manutenção da minha obrigado

    ResponderExcluir
  4. Odair 02 de Agosto de 2020

    Tenho um há 13 anos,carro ótimo na estrada,gosta de correr,não é prático

    no trânsito maluco,tenho um carro 1000 cc para o dia a dia,e um mecânico

    de confiança,problemas como outro carro qualquer

    ResponderExcluir