um pouco da historia do 156 é que haviam 3 projetos, um de Pininfarina, um do estudo Italdesign e outro do Centro Stile, departamento esse da propria Alfa Romeo, sob comando de Walter de Silva, foi o projeto escolhido para a fabricaçao do novo carro. Ao contrario do que muitos acham que seu design é de Pininfarina.
O novo 156 viria com linhas mais arredondas mais harmonioso e chamativo que seu antecessor 155, A empresa estava em dificuldades financeiras e precisava que o novo modelo fosse um sucesso comercial, pois tinham o projeto do 166 substituindo o 164 em andamento, este foi adiado por cerca de um ano, pois espera-ve se um grande volume de vendas do 156. o qual foi atingido.
O apelo do 156 foi de um carro com ar esportivo com referencias aos antigos pilotos e aos miticos modelos GT, todos os elementos de estilog que fazem um autentico Alfa Romeo estao presentes, dizem que o carro visto de lado evoca ao tigre, " esguio e pronto para o ataque" suas linhas sao marcantes e seu motor é potente , mostradores de rotaçao e velocidade e mais 3 relogios alojados no console, tem visao quase que exclusivamente do motorista, aumentando mais a sensaçao de esportividade ao dirigir o veiculo. Os bancos podem ter revestimento de veludo ou podem ser Recaro ou Momo em couro. O volante é em madeira, o carro mescla o novo com o antigo, em uma verdadeira obra de arte!
Enfim deixando a historia um pouco de lado, vamos ao que interessa. QUEM nunca ouviu?! "Sao duas alegrias, uma quando voce compra outra quando voce vende."
vamos entao desmistificar o Alfa aparentemente com manutençao complicada, alto custo de peças, falta de mecanicos especializados fez com que ele adquirisse uma má fama! Porém sua manutençao nao é tao complicada quanto parece, primeiro que se voce pegar um bem cuidado ele NAO quebra, sua mecanica é praticamente FIAT embreagem é a mesma do Marea, freios-pastilhas e discos dianteiros sao os mesmos da tempra sw na traseira usa o mesmo kit da Brava HGT, supensao: molas, amortecedores e bandeijas sao as mesmas do linea, Deve se tomar cuidado com as trocas de oléo devem ser rigorosas, carros multivalvulados sao mais "frescos" ainda mais o 156 twin spark requer atençao!
Eles sao equipados com variador de fase uma "embreagem eletronica" montada no eixo do comando de valvulas de admissão que modidica o tempo de abertura das valvulas em funçao do RPM garantindo torque elevado a partir dos 1500RPM ajudando em uma arrancada muito rapida. Caso seja necessario a troca desse variador é o mesmo utilizado na Brava HGT custa pelo menos 40% menos que a peça original, as velas sao uma parte complicada que requer atençao, lembrando que sao 2 velas por cilindro (twin spark) pode ser usado as mesmas velas da 120i custam aproximadamente 50,00 o kit com 4 essas devem ser trocadas a cada 30.000km devido a gasolina muitas vezes de qualidade duvidosa aqui no Brasil! as 4 velas que ficaram faltando estas (auxiliares) custam aproximadamente 50,00 cada uma porém devem ser trocadas a cada 100.000km lembrando que estas auxiliares devem ser adiquiridas na autorizada( parte chata, mas é a cada 100.000 somente) deve ser trocada a correia dentada do carro a cada 100.000km, nao é nenhum bixo de 7 cabeças na FIAT encontra-se a mesma correa para o marea, essas sao possiveis manutençoes que podem ser complicadas mas na verdade nao sao, basta um pouco mais de cautela! As trocas de oléo devem ser rigorosas e periodicas somente com oléo sintético ou semi-sintetico o carro em si nao é complicado nem tao pouco de manutençao dificil ou cara só exige melhores cuidados e atençao,
Se encontrado em bom estado, e foi bem cuidado pelo antigo dono é um carro fantastico que pode ser encontrado a partir de aproximadamente 21.000,00 ano 1999 completissimo luxuoso muito potente, e um carro que chama atençao por onde passa, de mico, erro, problema, nao tem nada só exige um pouco mais de atençao do que outros carros por ai, porém é um pequeno preço que se paga pela exclusividade de desfilar por ai com uma verdadeira maquina!!
Excelente roteiro de "como cuidar da 156".parabéns.
ResponderExcluirEcrareceu minhas dúvidas
ResponderExcluirto querendo comprar um. Top As informações.
ResponderExcluirMuito bom comentario.
ResponderExcluirLegal pois estou comprando uma 156 e essas informações que estão aqui,e explicados vão me ajudar e muito com a manutenção da minha obrigado
ResponderExcluirOdair 02 de Agosto de 2020
ResponderExcluirTenho um há 13 anos,carro ótimo na estrada,gosta de correr,não é prático
no trânsito maluco,tenho um carro 1000 cc para o dia a dia,e um mecânico
de confiança,problemas como outro carro qualquer